19:08


Como nada de novo tem acontecido na minha vida, a publicação de hoje serve para instruir. Hoje quero dar-vos algumas luzes de palavras que ouvimos todos os dias mas cujo significado nos passa completamente ao lado. Confesso que algumas que oiço até eu própria tenho de ir pesquisar. As palavras/expressões que hoje venho falar tenho a certeza que as ouvem todos ou praticamente todos os dias.

OPA – Oferta pública de aquisição. Neste caso a “Oferta” refere-se a algo que permite ser aceite ou recusada, enquanto que o “Pública”, tal como a palavra indica, é porque se destina ao conhecimento de todos.

Défice Orçamental- Uma expressão simples mas com um significado bastante mais complexo. Encontramo-nos perante um défice quando o valor total da Despesa Pública de um país é maior que a Receita total desse país.

Private banking – É uma “serviço” do banco destinada a clientes particulares com um património superior a um determinado valor, normalmente 100 000 euros.

Não são expressões que façam parte das nossas conversas, mas como as ouvimos diariamente, considero importante conhecermos o seu significado. Espero que tenham gostado deste tipo de publicação.

You Might Also Like

10 comentários

  1. o uso dessas expressões nas notícias é tão ridículo, a maioria das pessoas não sabe o que significa, e só por vezes as estações de televisão se dão ao trabalho de os explicar...

    ResponderEliminar
  2. as duas últimas sabia o significado, mas da primeira, opah não sabia :P eheh

    ResponderEliminar
  3. São coisas que se falam frequentemente e que às vezes não sabemos bem explicar!! Bom post ;)

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o significado de Private Banking. Já aprendi algo mais ao passar pelo teu blogue hoje :))

    ResponderEliminar
  5. Como se costuma dizer, «o saber não ocupa lugar». Acho importante sabermos o significado de palavras/expressões como estas, porque mesmo que não as utilizemos ouvimo-las praticamente todos os dias; assim sabemos do que se trata

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito desta publicação. Explicações dadas de forma simples e rápida sobre assuntos importantes. Assuntos que nos deve importar a todos. Continua :D

    ResponderEliminar
  7. São conceitos que, nos tempos que correm, deviam fazer parte do vocabulário de todos nós.
    Tiveste aqui uma boa ideia :)

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia a primeira.
    Quanto às outras duas, são me são muito familiares.

    ResponderEliminar
  9. Thanks! :)
    Como correu aquela questão no trabalho!?

    ResponderEliminar