Uma história contada por quem já lá esteve: Auschwitz – 70 anos desde a libertação

15:00


A frase na entrada do portão é absolutamente arrepiante. A imagem dos caminhos-de-ferro e dos portões são das mais fortes que guardo do campo, pois é impossível não pensar no que terá sido para as pessoas que ali chegaram aos milhares ver aquela inscrição, desconhecendo o horror que as esperava.

Um dos momentos que mais me marcou foi ver os pertences dos prisioneiros do campo que lhes foram retirados à chegada, as recordações das vidas que eles tinham cá fora e que foram tão cruelmente interrompidas. Também me lembro de uma sala cujas paredes estavam cobertas com fotografias dos prisioneiros. Os olhares deles… Acho que quando ouvimos falar do número de vítimas, por vezes esquecemo-nos que se tratam de pessoas reais, com uma história, uma profissão, uma família… e olhar para os objectos deles, para os olhos deles obriga-nos a reflectir na real dimensão da tragédia.


Visitei as câmaras de gás e os fornos crematórios. (até me estou a arrepiar a escrever isto). É assustador, horrível. Não parece real. Lembro-me que estávamos a percorrer o espaço e outros grupos iam passando por nós. Os guias falavam várias línguas e os visitantes deveriam ser oriundos de culturas muito diferentes. Mas todos tínhamos a mesma expressão de horror. 

You Might Also Like

11 comentários

  1. Que horror!! Sem duvida nenhuma que essa é uma viagem que todos devemos fazer. Para não nos esquecer-mos. Para não voltarmos a repetir algo assim.
    Quero mesmo faze-lo, de preferência antes de ser mãe, porque já sei que amolecemos e eu que já sou uma manteiga no que toca a estas coisas quero ter estofo para aguentar.

    ResponderEliminar
  2. Esta realidade é tão triste! É incrível como nós achamos que as coisas "só acontecem aos outros" mas, de um momento para o outro, podemos ser nós as vítimas :/

    ResponderEliminar
  3. Espero que a história da humanidade não presencie mais nenhum evento parecido a este.
    :(

    ResponderEliminar
  4. Também já visitei e até fiz um post sobre esse tema. É mesmo horroroso. Não acredito que alguém consiga ir ao local e não sentir o ambiente super pesado e sair de lá horrorizado com a crueldade que ali se viveu.

    ResponderEliminar
  5. Auschwitz e outros campos, devem ser relembrados todos os anos, para não nos esquecermos que a humanidade é capaz das piores atrocidades, e de modo a não repetirmos os nossos erros, pois o passado é a nossa história e não queremos que seja o nosso futuro

    ResponderEliminar
  6. Espero que algo tão triste e desumano não volte a acontecer na história da humanidade. Beijinho,
    neptunesecrets.blogspot.pt | facebook | tumblr

    ResponderEliminar
  7. Deve ter sido uma experiência arrepiante essa visita! Que nunca se volte a viver um capítulo idêntico na História...
    xx

    The Insomniac Owl Blog
    Instagram
    Facebook

    ResponderEliminar
  8. Arrepiei-me só de te ler! Apesar de Auschwitz não ser um local propriamente agradável gostava de visitá-lo. E que campos desse género continuem a ser apenas uma memória de um tempo negro.

    ResponderEliminar