Sacos de plástico

15:55


Ainda não me tinha manifestado acerca deste assunto, mas sinto que devo fazê-lo. No dia 15  de Fevereiro foi aprovada uma nova lei, no âmbito da fiscalidade verde que prevê o pagamento de sacos de plástico “leves” no valor de 8cêntimos acrescido de IVA, perfazendo assim um total de 10 cêntimos. Várias foram as opiniões, umas contra, uma vez que vão trazer mais custos para o consumidor final e outras a favor, obviamente por ser uma medida que vai ao encontro da “saúde” dos oceanos. Como consumidora não gosto da ideia de ir a uma loja dos chineses e pagar 10 cêntimos por um saco, mas como pessoa considero que esta medida devia partir dos próprios portugueses, que usam os sacos para tudo e que dessa forma, colocam de parte as preocupações ambientais. Vamos aproveitar as promoções dos hipermercados e comprar um saco reutilizável. Eu já ando com um dos grandes no carro e um pequenino na mala, não custa nada e o ambiente e os peixinhos agradecem.

You Might Also Like

15 comentários

  1. Eu também tenho um desses sacos reutilizáveis o pior mesmo (no meu caso, claro) é que não tenho carro e nem sempre programo ir às compras, às vezes vou porque está um supermercado ali ao pé e me lembro que me fazem falta algumas coisas e portanto para mim vai ser algo chato porque para andar com o saco teria de o meter na mala e como eu sou 100% contra malas grandes e ando sempre com umas pequeninas onde só cabe quase a carteira e o telemóvel pronto...

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião vai acontecer algo muito simples: a maior parte das pessoas vai pagar os 0,1€. Eu lembro-me que quando o Pingo Doce e outras entidades introduziram os sacos a 0,02€ houve uma grande revolta, mas ao fim de alguns meses já davam o dinheiro pelos sacos. Agora, 0,1€ é diferente de 0,02€, mas vais ver: os revoltados, daqui a uns meses, já dão o dinheiro por um ou outro saco. É sempre assim: fala-se, fala-se, revoltam-se, mas depois baixa tudo a crista e está feito.
    Agora, o que eu acho mal é a forma como a lei está feita: ha sacos que se pagam e outros que não; da última vez que vi, o plástico é plástico, tenha alças ou não

    ResponderEliminar
  3. Eu faço o mesmo! Tenho alguns grandes que andam no porta bagagens e um médio (daqueles que são uma bola e depois abre em saco) dentro da mala. Não há nada como andarmos precavidos!

    ResponderEliminar
  4. Concordo. Claro que não é tão prático, mas é muito mais saudável e correto para o ambiente e consequentemente para nós.

    ResponderEliminar
  5. Eu tenho 15 sacos grandes, desde a campanha do Pingo Doce, que dava 3 sacos por cada 15€ em compras. São fortes (são aqueles pretos, com o desenho de um morango) e andam sempre no carro.
    Quando ia às compras a pé, levava sempre sacos de plástico do Continente, mas como esses vão acabar, andámos à procura nas gavetas da tralha e encontrámos dois sacos fortes, num material parecido aos forros das malas, que nos devem ter dado nalguma campanha publicitária e que são ótimos para levar no bolso. Até têm asas compridas, que dá para pôr ao ombro.
    E temos uma caixa debaixo do lava-loiça com sacos pequenos onde vem embalada a fruta, que servem para um pequeno caixote do lixo que está na porta da bancada.
    Aqui em casa não se desperdiça nada e há muito tempo que me insurjo contra esta política das embalagens com tara perdida. Acho que o governo devia proibir alguns produtos de serem vendidos nessas embalagens. As bebidas, por exemplo (vinho, cerveja, etc,: dantes pagava-se um depósito pela garrafa e na próxima vez levávamos as garrafas e, ou recebíamos o dinheiro de volta, ou trocávamos pela garrafa da nova bebida. Eu lembro-me de ter sempre duas grades de cerveja e algumas garrafas de vinho, com tara. Quando ia às compras trocava as vazias pelas cheias e só pagava a bebida.
    Depois que apareceram as grandes superfícies, começou este descalabro...
    Uma coisa que não acho bem, é pagarmos sacos com o logótipo da loja. Se pagamos 10 cêntimos, não temos que andar a fazer publicidade ao Continente e ao LIDL. Os sacos deviam ser neutros.
    Portanto, como vês, independentemente de desconfiar das razões que levaram o governo a tomar esta medida, sou a favor do pagamento dos sacos, a ver se esta gente aprende que o planeta não resiste a tanta badalhoquice. :/

    ResponderEliminar
  6. Apesar de não achar boa a ideia de até na confeitaria se pagar sacos, acho que foi uma boa iniciativa :)

    ResponderEliminar
  7. Por um lado acho que só vai ajudar a manter o planeta mais limpo, podem existir perfeitamente sacos daqueles grandes que vendem por exemplo no Lidl, pagasse mais mas ao menos dois ou três não é nenhum balúrdio e dão para imensas compras e muito dificilmente se estragam.

    ResponderEliminar
  8. Cá em casa, sempre que vamos às compras, usamos esses sacos gigantes e são muito mais práticos de carregar! Fazem a mesma coisa que os sacos plásticos e duram anos e anos. Acho que a mentalidade portuguesa também tem que mudar um bocadinho...

    ResponderEliminar
  9. esta medida apenas prejudica aquelas compras de imprevistas que uma pessoa tem de fazer sem estar preparada e aí acaba por gastar mais do que devia em sacos. não te esqueças também que há 1001 utilizações para esses mesmos sacos em casa e portanto as superfícies comerciais não podem esperar que os sacos que paguei no dia 1 de Fevereiro estejam todos em boas condições no dia 1 de Março...
    para além disso, chegar ao extremo de ir a uma livraria (Bertrand) e quererem 10 cêntimos por um saco roça um pouco o ridículo.

    ResponderEliminar
  10. Do ponto de vista ambiental acho uma boa medida e torna-se uma questão de hábito andar com um saco na mala, mas do ponto de vista de consumidora custa ir a todo o lado e os sacos custarem tanto, principalmente nos chineses. Mas pronto, tudo em prol do ambiente que é o mais importante.

    ResponderEliminar
  11. Eu e a minha mãe já andávamos com 2 ou 3 dos grandes no carro, agora é ter um pequeno sempre à mão. Concordo plenamente contigo! Bom domingo*

    ResponderEliminar
  12. Eu sou a favor dessa nova lei, mas confesso que acho uma chatice! Muitas vezes esqueço-me de levar o maldito saco! ahah
    kiss na cheek

    ResponderEliminar