Cábulas

17:15


Quem é que nunca se socorreu de um auxiliar de memória? Ok, acredito que existam muitas pessoas que nunca o tenham feito. Recentemente anda a correr a internet um vídeo, como a imagem em cima, que mostra os familiares a treparem o edifício para passarem dicas aos estudantes. Engraçado não é?

Para mim as cábulas é algo muito injusto, mas se as sabem usar e não são apanhados porque não? Confesso que na faculdade recorri pela primeira vez a este método. Foram várias as vezes que fiz estes auxiliares mas só uma ou duas vezes os usei. As minhas cábulas sempre foram algo muito simples, normalmente registava só o tema e a palavra-chave que iria fazer-me lembrar de tudo o que tinha estudado.

Não vou negar, deu jeito em alturas em que estava super nervosa. Não posso dizer que fiz batota, não fazia textos e depois copiava, apenas era aquela palavrinha que me iria desencadear todo o pensamento. Como sou uma pessoa muito nervosa e com a mania da perseguição, nunca sabia onde as guardar, mas querem uma dica? Nos sapatos é sempre a solução!

You Might Also Like

15 comentários

  1. Eu fiz tal como tu ahha se bem me entendes alguns eram bem dificeis de usar, outros nem por isso.. mesmo para ver essas palavrinhas tremia ahah

    ResponderEliminar
  2. A única vez que usei cábulas fui logo apanhada... chorei tanto que a professora me desculpou e deixou-me repetir o teste. Isto foi no sétimo ano... até hoje, já na faculdade, nunca mais o fiz e também acho injusto que colegas o façam... mas depois penso: se são burros para fazer cábulas não vão ser inteligentes para as saber utilizar :P e não é que não sabem mesmo? eheheeh

    ResponderEliminar
  3. Nos sapatos? E dentro da manga da camisola? Tive um colega meu que colou na parte de dentro da franja xD

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz/utilizei... Já perguntei as respostas em alguns testes e também já as disse quando sabia mas cábulas não usei...

    ResponderEliminar
  5. Nos sapatos? Tás a gozar. Como é que depois chegas à cábula sem te baixares? :/

    ResponderEliminar
  6. assim como tu só fiz cábulas quando precisava MESMO, a cábula ajuda se souberes do que estás a falar, de outra forma não serve para nada. tinha colegas que precisavam de copiar a torto e a direito para tirarem um 50, se é para copiar ao menos que seja para o 100...

    ResponderEliminar
  7. Eu fazia-as mas tinha sempre muito medo de usar, por isso nunca nunca as usava xb Já na universidade ajudo algumas pessoas e sou boa a falar sem os professores se aperceberem.

    ResponderEliminar
  8. Nunca fiz cábulas na minha vida :)

    ResponderEliminar
  9. Posso parecer demasiado "santa" mas a verdade é que nunca usei cábulas. E em toda a minha vida de estudante acho que só copiei uma vez e ainda assim nem foi bem copiar porque praticamente a turma toda estava a trocar informações! Acho que sempre achei que devia ser sincera nas minhas notas.

    ResponderEliminar
  10. Em 12 anos de escola nunca fiz cábulas, porque de certeza que se o fizesse ia ficar tão corada (fico corada à mínima coisa) e ia logo ser apanha, não tenho jeito para isso. Por outro lado, os apontamentos que fazia para estudar para os testes serviam de cábulas para os meus colegas (eles tiravam fotocopias ou usavam o original e em A4) e devo dizer que me foram úteis na mesma porque apesar de nunca fazer cábulas, copiava e pedia ao meu colega do lado (o que usava sempre os meus apontamentos) para me dar as respostas... assim como era capaz de fazer testes em conjunto e em algumas disciplinas perguntava coisas a colegas que estavam noutra fila da sala (sim tive professoras liberais, umas porque eram distraídas outras porque só queriam que nós passássemos para não irmos a recuperação)

    ResponderEliminar
  11. Eu nunca usei. Mas agora na faculdade, nunca se sabe o que o futuro nos reserva não é?

    ResponderEliminar
  12. Eu fiz umas quantas até acabar o secundário, mas não me lembro de as usar muitas vezes. A maior parte das vezes acabavam por ser totalmente desnecessárias. Eu ia dizer que é bem mais fácil copiar e usar cábulas na universidade, porque tive imensos professores que saiam da sala durante as frequências, mas vá, isto era em contextos de testes de consulta, por isso era irrelevante eles estarem dentro da sala ou não. Mesmo que fossem frequências normal, acho que metade da minha turma também não se iria desenrascar mesmo que copiássem.

    ResponderEliminar
  13. Ahah só na faculdade? Eu estou no 9º ano e já desde o 5º que as faço para história. Escrevia na borracha os anos de coisas importantes... a francês agora os verbos, e português também ahah. Nos sapatos, no bolso de trás das calças, por baixo do relógio, dentro da caneta...

    http://the-blog-ofmylife.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Tal como algumas pessoas que comentaram, também nunca fiz.

    ResponderEliminar