Na cabeceira

18:27


Os livros que mais gosto de ler são sem dúvida thrillers. Gosto de histórias que me prendam e que dêem reviravoltas inesperadas deixando-nos completamente agarrados ao livro. No entanto, o livro que estou a ler agora, nada tem a ver com este género.

Há cerca de uma semana passou na RTP1 o filme "3096 dias" que retrata a história da austríaca Natascha Kampusch. Não sei se se recordam da história, mas Natascha foi raptada com 10 anos de idade e foi mantida durante 8 anos numa cave. Em 2006 consegue finalmente fugir da casa do seu agressor que acaba por se suicidar. Esta história retrata os dias que Natascha esteve presa, os maus tratos a que foi submetida e, mostra ainda o síndrome de Estocolmo - Nome normalmente dado a um estado psicológico particular em que uma pessoa, submetida submetida a um tempo ilimitado de intimidação, passa a ter simpatia e, até mesmo sentimento de amor ou amizade perante o seu agressor.

Depois de pesquisar um bocadinho mais sobre esta história, decidi comprar o livro escrito por Natascha. 

Ainda estou a meio do livro, no entanto dá para perceber as humilhações e os maus tratos a que foi submetida. É complicado pensarmos, nós que temos vidas normais com as nossas rotinas, como é que uma pessoa é mantida fechada durante 8 anos e, perde assim a juventude, a melhor fase da vida.

You Might Also Like

14 comentários

  1. Este livro deve ser um pouco forte, conhecia o caso mas não o livro. Depois gostava de ler uma opinião, quando acabares :)

    ResponderEliminar
  2. Nunca li esse livro porque na altura achei que seria muito forte para ler (tinha 11 anos quando se ouviu falar da história dela). Em cada página deve ser como levar com um murro no estômago!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me desta notícia. Não sabia que tinham feito um filme. Tenho que ler o livro e ver o filme!

    ResponderEliminar
  4. Fiquei curiosa acerca do livro!
    R: eu amo batons e se eles fossem mesmo parecidos comprava mais de lá. Mas algo que compro lá são umas gotas para as pontas secas do cabelo, perfumes e géis de banho.

    Beijinho
    abriga-tecomigo.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Nem quero imaginar passar por aquilo que essa rapariga passou.
    Ninguém merece. Não se entende o que passa na cabeça do ser humano.

    Beijinhos, A Vida De Diana.

    ResponderEliminar
  6. Também gosto bastante de thrillers!
    Recordo-me desta histórias e é, de facto, avassalador imaginar tudo aquilo que ela sofreu durante todos esses anos. Não sabia que existia um filme, mas fiquei com curiosidade de o ver e de ler o livro também

    r: Equador foi uma verdadeira surpresa! Tinha uma vaga noção do que abordava, mas não achei que fosse gostar tanto. Foi o meu vizinho que me emprestou o livro, assegurando-me que estava fantástico e a verdade é que só posso concordar com ele. Acho mesmo que vou acabar por comprar o livro para o reler mais tarde.
    De Pedro Chagas Freitas só li pequenos excertos, mas também tenho bastante curiosidade em relação às suas obras :)

    ResponderEliminar
  7. Lembro-me de ter visto este caso há uns anos na televisão, não sabia que ela tinha escrito um livro e, embora não seja o tipo de livros que leio, fiquei com a pulga atrás da orelha.... Obrigado :)

    ResponderEliminar
  8. r: Ando um pouco em baixo...
    Acumulação de stresses de vida pessoal, e agora que estou no mestrado, tantos trabalhos não ajudam! Não me tenho conseguido concentrar

    ResponderEliminar
  9. Não sabia que a Natacha tinha escrito um livro sobre o que se passou. Fiquei interessada em lê-lo.

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post! Estou a seguir o teu blog, podes seguir o meu? :)

    www.aflormaria.blogspot.pt

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. adorei o teu blog! ganhaste uma nova seguidora!
    passa no meu e diz o que achas!
    beijinhos
    http://eyeelement.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Lembro-me perfeitamente desta história... Ela sempre negou o Síndrome de Estocolmo, mas está claramente presente e toda a história é muito marcante. Não fazia ideia que tinha virado livro, obrigada pela sugestão!

    Boa semana :)
    https://trendylisbon.com/

    ResponderEliminar
  13. R. Por aqui está uma autêntica confusão :x
    Olha já li o livro e na altura até vi o filme e gostei bastante :)

    ResponderEliminar